Álvaro Martins, Diretor do Clube de Desbravadores Gaivotas do Sul. Instrutor de Arte de Acampar e técnicas de sobrevivência.   

Barracas Automotivas

Publicado em 07 | por Álvaro Martins

Salve Galera do ClickGaropaba, estamos de volta para mais um post.  Dando continuidade sobre Barracas hoje irei falar sobre Barracas Automotivas. É isso mesmo barracas que ficam acima do seu carro!

No Feriado de páscoa fui acampar com os Líderes de Desbravadores da 5º Região da associação catarinense na cidade de São Martinho que fica próximo da Tubarão.  Abaixo uma foto da nossa área de acampamento as 7:10AM onde estávamos preparando nosso Desjejum.  No lado direito da foto está a minha Bivaque. (rede e lona).  Acampamos por duas noites onde tivemos treinamentos para a classe de Líderes de Desbravadores.

pickerimage.jpg

Então, vamos ao que interessa! Chegando no acampamento estava presente o departamental dos Desbravadores para associação catarinense PR. Otacílio com a sua super barraca automotiva a qual ele não se desgruda nunca! Eu particularmente nunca havia visto uma de perto então iremos falar sobre ela no nosso blog.

Barraca Automotiva ou Barraca de Teto é ideal para as grandes travessias. Esse equipamento é ideal para jipeiros e viajantes que usam barracas como dormitório e preferencialmente não ficam acampados no mesmo local mais que uma noite, essa barraca de teto é a opção perfeita.  Geralmente é uma “caixa” fixada no teto ou no bagageiro por uma lona permitindo o deslocamento normal por estradas e trilhas. Chegando no local em apenas um toque de mágica basta abrir a “caixa” e PRONTO! Lá estará a barraca já armada esperando por você. O Maior ponto positivo dela é que está longe da umidade do solo, protegida dos animais e outras surpresas que rastejam pela mata.  Cada Carro tem um tamanho especifico e uma necessidade de instalação. O Preço em média de R$ 2.000 a R$ 4.000 dependendo do modelo. O Preço é bem Salgado, mas vale conhecer, pois é um jeito de acampar bem curioso. Eu ainda prefiro a minha Bivaque.  Abaixo alguns modelos de barracas automotivas.

Macintosh HD:Users:mac:Desktop:Captura de Tela 2015-04-06 às 21.36.09.png

Macintosh HD:Users:mac:Desktop:Captura de Tela 2015-04-06 às 21.33.18.png

Macintosh HD:Users:mac:Desktop:Captura de Tela 2015-04-06 às 21.34.43.png

Macintosh HD:Users:mac:Desktop:Captura de Tela 2015-04-06 às 21.33.58.png

Macintosh HD:Users:mac:Desktop:Captura de Tela 2015-04-06 às 21.35.22.png

Espero que tenham gostado do post dessa semana!!  Se tiverem dúvidas basta enviar para contato@clickgaropaba.com.br com sugestões de assuntos que irei responder.

Até a próxima.

MARANATA!!

por Álvaro Martins

 

 

Dicas & Dicas

Publicado em 01 | por Álvaro Martins

Olá Galera do ClickGaropaba, meu nome é Álvaro e assinarei este blog onde iremos juntos Desbravar o mundo do Camping e mostrar como é a vida de um campista.  Neste espaço darei dicas de como acampar com segurança, fazer fogueiras, encontrar os equipamentos ideais para cada campista e tipo de ambiente. Tudo de uma forma dinâmica e de fácil aprendizagem.

Mande suas dúvidas e sugestões para contato@clickgaropaba.com.br que irei responder no decorrer das postagens.

Para inaugurar nosso blog, o primeiro post é sobre o equipamento básico para um acampamento: sua casa do fim de semana.

A Barraca é um abrigo, feito de tecido ou outro material flexível disposto sobre ou amarrado a uma armação de tubos ou cordas.  Algumas não necessitam ser presas ao chão, enquanto outras exigem o uso de cordas amarradas em estacas e fixadas no solo. As Barracas parecem ter sido utilizadas inicialmente por povos nômades, o seu uso foi disseminado por exércitos em deslocamento e hoje em dia são muito utilizadas para fins recreativos.

Vamos conhecer os tipos de barracas que existem hoje no Mercado?

Tipo Canadense: Possui formato triangular, geralmente tem armação de aço(ferro). Bastante durável, é mais pesada para ser levada nas costas em longas caminhadas. Ideal para acampamentos onde não se tem que caminhar e dure vários dias, pois a montagem e desmontagem são mais trabalhosas, além do seu peso.

Macintosh HD:Users:mac:Desktop:Captura de Tela 2015-03-19 às 13.37.48.png

 

Tipo Estrutural ou Bangalô: Possui o formato mais quadrado com divisões de quarto e espaço para improvisar a cozinha, parecido a uma casa. Ideal para famílias, mas é bem pesada por ser feita em tecido tipo lona e armação de aço (ferro), são barracas acima de 20 kg. Seu uso fica restrito a acampamentos onde não se tenha que caminhar e dure vários dias, pois sua   montagem e desmontagem são mais trabalhosas.  

Macintosh HD:Users:mac:Desktop:Captura de Tela 2015-03-19 às 13.39.07.png

Tipo Iglu: É a mais utilizada atualmente. Possuem vários modelos, as armações são de fibra de vidro, feitas em nylon (e variações). Bastante leve e prática, perde em durabilidade para as outras duas. Com modelos versáteis, são ideais para prática de trekikng, bivaque, e caminhadas mais longas.

Possui também modelos com quartos separados para um camping mais familiar. Na hora de comprar sua iglu prefira as que possuem duplo teto, tendo o sobreteto integral até o chão para evitar passar umidade para o quarto. Na escolha de barracas mono-teto o tecido deve ser impermeabilizado e com ótima refrigeração (entrada de ar) e com costuras seladas para maior proteção em caso de chuvas.

Macintosh HD:Users:mac:Desktop:Captura de Tela 2015-03-19 às 13.38.36.png

 

Não poderia deixar de falar da minha preferida.  Eu quando saiu para acampar com um grupo de líderes gosto de usar a conhecida BIVAQUE.

Bivaque:  Palavra derivada do alemão beiwache, ou do Frances bivouac, que significa: área de estacionamento em que você só dispõe de abrigos naturais, especialmente árvores, cavernas ou pedras planas. Bivaque é a técnica de se dormir na natureza sem utilização de barracas, com o maior conforto possível e a menor agressão ao meio ambiente, é a arte de se abrigar sob as estrelas e de enfrentar as piores situações Possíveis com muita criatividade.  Ai vai a foto da útlima Bivaque que eu fiz. J

 

Macintosh HD:Users:mac:Documents:blog_clickGaropaba:barracas:FullSizeRender.jpgMacintosh HD:Users:mac:Documents:blog_clickGaropaba:barracas:IMG_1106.JPG

Dicas:
- Monte sua barraca em uma área plana, longe de fontes de água, encostas e árvores. 
- Use uma lona impermeável sob a barraca, pois isso evita que se acumule água em caso de chuva ou que o solo encharque o fundo da barraca.
- Não guarde a barraca úmida ou molhada, evitando assim que o tecido mofe ou até mesmo rasgue.
- Evite lavar a barraca, principalmente com escovas, pois podem danificar a camada que impermeabiliza o tecido. Limpe-a com um pano úmido e deixe secar na sombra. Em caso de extrema necessidade, lave com escova de cerdas macias. 
Na hora de montar a barraca procure sempre um lugar mais plano e procure observar se não é passagem de água (dreno natural) de uma possível chuva forte. A dica é verificar se o chão está seco e firme. Se você não conhece o lugar aonde vai acampar, explore-o.
Se você quer montar o equipamento próximo de algum rio, riachos e córregos, evite próximo a margem pois eventualmente o rio pode subir.
Se seu equipamento tem problemas com entrada de água,mantenha suas coisas dentro de sacos plásticos, manterá tudo mais organizado no interior da barraca e se o pior acontecer, suas coisas permanecerão secas.

Acampar embaixo de árvores reduz a ação da chuva e do sol, além de oferecer uma temperatura mais amena nas horas mais quentes do dia, mais evite árvores mais velhas e secas porque com vento forte pode deslocar algum galho e cair em cima do equipamento. Acampar dentro da mata fechada também não é muito indicado pela umidade e incidência maior de insetos.

Então é isso pessoal! Espero que  tenham gostado e até o próximo post com novidades.. 

MARANATA !

por Álvaro Martins